terça-feira, 1 de abril de 2008

KARATÊ-DO, um conceito avançado



Tenho estudado em muitos livros e aprendido com vários professores desde cedo o conceito da palavra KARATÊ; KARA: Vazio, TÊ: Mão. Assim sendo; mãos vazias. Podemos observar aquí que inicialmente não cito o sufixo "DO". Isto porque muitos que passam esta informação estão esquecidos deste citado CAMINHO (DO).


Encontramos também alguns estudiosos desta arte que de fato a vêem como um Caminho marcial, adicionando o sufixo "DO", assim traduzindo KARATÊ-DO como: Caminho das Mãos Vazias. Um conceito "exotérico" e mais próximo do que o Mestre FUNAKOSHI veio nos ensinar no começo de sua busca.


Então de que forma podemos transcender este conceito!?


A muitos anos atráz, nas busca de conhecer melhor este Caminho, conheci um Mestre em Karatê-Do que revolucionou minha vida e minha caminhada. Este Mestre me trouxe um conceito mais "esotérico" desta arte. Karatê-Do; Kara: Universo (de fato este kanji siguinifica Universo em japonês). Tê: mãos, conter. Do: Caminho, vereda espiritual (este conceito explicarei mais a diante). Então, KARATÊ-DO: "Vereda Espiritual que contem o Universo". Um conceito profundo e que me fez enxergar com mais nobreza este o Caminho.


Alguns anos mais tarde após muitas reflexões, comecei a estudar "Karatê-Do Nyumon" livro de Funakoshi, onde vim confirmar de fato este novo e nobre conceito.
Funakoshi cita:
"4. KARA significa 'vazio' implica a não-utilização de armas, a autodefesa com as mãos vazias, e isso é adequado.
5. Assim como o vale vazio pode ecoar o som da voz, do mesmo modo a pessoa que segue o Caminho do Karatê deve esvasiar-se livrando-se de todo egoismo e ambição. Tornar-se vazio interiormente, mas reto por fora. Este é o siguinificado verdadeiro do 'vazio' em karatê.
6. Quando a pessoa percebe a infinidade de formas e de elementos no universo, ela se volta para o vazio, para o vácuo. Em outras palavras, o vazio é outra coisa se não a verdadeira forma do universo.....mas só o karatê enuncia explicitamente a base de todas as artes marciais. Forma é igual a vazio; vazio é igual a forma. O uso do caratere [kara] em karatê se baseia nesse princípio."


4 comentários:

Unknown disse...

Oss! Muito obrigado.

Leo Couto disse...

OSS! Muito bom Rémy. Obrigado por compartilhar seu conhecimento. OSS!

Leo Couto disse...

OSS! Muito bom Rémy. Obrigado por compartilhar seu conhecimento. OSS!

Leo Couto disse...

OSS! Muito bom Rémy. Obrigado por compartilhar seu conhecimento. OSS!